Sendo Eexpert Bakugan

                 Guerreiros da Batalha

           Bakugan Battle Brawlers (em japonês: 爆丸バトルブローラーズ Bakugan Batoru Burōrāzu?, no Brasil Bakugan Guerreiros da Batalha) é a primeira temporada da série. Em um dia comum, estranhas cartas começaram a cair do céu, contendo pequenas esferas que se abrem mostrando suas verdadeiras formas, enormes criaturas chamadas Bakugans[1]. Sem saber a verdade, dois jovens, Daniel "Dan" Kuso e Shun Kazami usaram as cartas e as esferas para inventar um jogo com o mesmo nome dos monstros. Ao lado de seus outros amigos, Runo Misaki, Marucho Marukura, Julie Makimoto e Alice Gehabich, os seis formaram um grupo chamado Guerreiros da Batalha.
Do outro lado da história, é revelado que os Bakugans são seres reais, habitantes de uma dimensão chamada Vestróia. Quando um Bakugan chamado Naga quebra o equilíbrio harmônico de Vestróia, ela e o mundo humano começam a se fundir, daí o motivo do surgimento dos Bakugans no mundo humano. Contudo, um grupo de Bakugans, composto por Drago, Tigrerra, Preyas, Gorem e Skyress decide lutar pelo equilíbrio de sua dimensão. Eles se aliam aos Guerreiros da Batalha e sua missão é combater Naga e seus subordinados, Mascarado e Hydranoid.
Apesar de ser não ter tido uma grande audiência no Japão, a série foi um grande sucesso em outros países como Canadá, Estados Unidos e Brasil. Isso gerou uma segunda temporada, que estreou em outros países antes do próprio Japão

            
              Mídia

          Anime

          Guerreiros da Batalha

Os vinte e dois episódios do anime foram produzidos pela TMS Entertainment e Japan Vistec com a direção de Mitsuo Hashimoto em 2007. Bakugan Battle Brawlers foi criado no Japão pela TV Tokyo em 5 de Abril de 2007. A Nelvana produziu a versão norte-americana e passou a exibir a série no Canadá pelo Teletoon em Julho de 2007 e nos Estados Unidos pelo Cartoon Network em 24 de Fevereiro de 2008.
Quatro músicas temas usadas na série, dois temas de abertura criadas pela Psychic Lover e dois temas de encerramento. A abertura tema dos trinta primeiros episódios é "Number One Battle Brawlers" (em japonês: ナンバーワン・バトルブローラーズ Nanbā Wan Batoru Burōrāzu?); e a dos vinte e dois últimos episódios é "Bucchigiri Infinite Generation" (em japonês: ブッちぎり∞ジェネレーション Bucchigiri Infinitto Jenerēshon?). A música tema dos encerramento do início até 26 é "Air Drive" da Elephant Girl; e 27 até 52 é "Hello" (em japonês: ハロー Harō?) pela Za Bon, Za Bon canta também o mesmo tema de encerramento, só que é outro encerramento alternativo, em que Dan pedala em sua bicicleta e passa lembranças de sua jornada e termina quando chega para se reencontrar com Runo, exclusivo do anime.
        Universo Bakugan
"Sei que isso vai soar estranho, mas um dia, meu mundo todo mudou. Começaram a cair cartas do céu. Caiam como chuva. A princípio não sabíamos de onde estavam vindo ou quem as mandou, só sabíamos que elas eram mais do que cartas normais. Elas caiam em todos os lugares. Junto com meus novos amigos online de todo o mundo, inventamos um jogo novo e incrível e o chamamos de Bakugan. Foi então que o poder das cartas foi revelado. Cada uma delas tinha sua própria fera de batalha que ganhava vida quando a jogávamos. Mas isso é apenas a metade da história, uma outra batalha maior ainda estava acontecendo em um universo paralelo chamado Vestróia. Meu nome é Dan, e junto com meus amigos Runo, Marucho, Julie, e o que melhor jogava, Shun, e Alice, nós somos Bakugan, os Guerreiros da Batalha!"
— Dan Kuso na Introdução do 1º episódio.

O termo "Universo Bakugan" se refere estreitamente ao mundo aonde se passam os eventos. A história se passa em duas dimensões; o nosso mundo, o Mundo Humano e uma dimensão alternativa chamada Vestróia. O primeiro é o lar dos seres humanos e onde os personagens vivem suas vidas e as vezes é o palco de grandes batalhas, enquanto o segundo é o mundo dos Bakugans, um lugar paralelo ao Mundo Humano



            Vestróia
Vestróia é uma dimensão em forma de um grande planeta e a terra natal dos Bakugans. Originalmente, Vestróia era um lugar firme, com terra, céu e mar. Nela existiam campos verdes, montanhas e lagos cristalinos. Com o passar dos séculos Vestróia começou a evoluir. Dentre essas evoluções, a mais recente e a mostrada na série foi a que deu atributos elementais aos Bakugans. Ainda assim Vestróia continuou em paz, até que um grupo de Garganoids começou uma guerra entre os Bakugans de cada elemento. A guerra devastou Vestróia, mas ainda existiam Bakugans que tentavam acabar com ela. Os Bakugans mais poderosos de cada atributo se uniram e usaram toda a sua energia para separar Vestróia em seis mundos, cada um com seu elemento:
  • Forte Pyrus: o mundo do fogo. É um local que vive em chamas e possuem vários vulcões, muitos deles já em atividade[2].
  • Resistente Subterra: o mundo da terra. É praticamente composto por um vasto solo rochoso e montanhoso[2].
  • Sábio Haos: o mundo da luz. É um lugar celeste e luminoso. Não possui solo, nem mares, nem céu, somente uma imensidão branca, rosa e amarela[2].
  • Poderoso Darkus: o mundo das trevas. Um mundo negro com grandes nuvens de energia negativa que vivem soltando enormes relâmpagos luminosos.[2].
  • Astuto Aquos: o mundo da água. Um grande oceano com enormes placas de gelo[2].
  • Veloz Ventus: é o mundo do vento. Nesse mundo não existe chão, pois seus habitantes vivem planando. Porém, nesse mundo vivem ocorrendo enormes tornados, furacões e tufões[2].
Após a criação dos mundos, os Seis Soldados Lendários de Vestróia, assim como ficaram conhecidos os guerreiros que terminaram a guerra, concentraram toda a energia negativa e positiva de Vestróia. A energia positiva se transformou no Centro do Infinito e a energia negativa no Centro do Silêncio. Depois disso, eles ficaram sem energias e acabaram na Dimensão da Morte. Em Guerreiros da Batalha, quando Naga toma conta do Centro do Silêncio e Wavern do Centro do Infinito os seis mundos começam e se chocar. Aquos se juntou a Ventus; Pyros se juntou a Darkus e Haos se juntou a Subterra. No final da primeira série, Drago absorve os dois centros, se tornando o Centro Perfeito. Ele restaura Vestróia à sua forma original, um planeta com terra, céu e mar. Vestróia é então rebatizada de Nova Vestróia. No início da segunda série, Drago se separa do Centro Perfeito, que agora fica por si só mantendo o equilíbrio em Nova Vestróia.



                         Elementos da série

[editar] Atributos

O Atributo de um Bakugan é a representação do seu elemento. Nos animes, os nomes dos atributos são o segundo nome dos seis mundos de Vestróia. O atributo de um Bakugan varia de acordo com o seu mundo natal, e cada atributo possuiu suas características.
  • Pyrus.png Pyrus, no original Nova (em japonês: ノヴァ Novua?) é o atributo do fogo. Pyrus Bakugans se destacam pela grande concentração de força e poder e atacam o adversário de todos os ângulos que estão ao seu alcance. Pyrus é representado pela cor vermelha. O Soldado Lendário de Pyrus é Apollonir, que é sucedido por Drago na forma de Cross Dragonoid.
  • Subterra.png Subterra (em japonês: サブテラ Sabutera?) é o atributo da terra. Subterra Bakugans possuem tanto uma grande força como uma grande defesa. Subterra é representado pela cor marrom. O Soldado Lendário de Subterra é Clayf, que é sucedido por Magma Wilda.
  • Haos.png Haos, no original Lumina (em japonês: ルミナ Rumina?) é o atributo da luz. Haos Bakugans possuem poderes variados e que causam muitos danos no inimigo. Haos é representado pela cor branca. O Soldado Lendário de Haos é Lars Lion, que é sucedida por Ancient Nemus.
  • Darkus.png Darkus, no original Darkon (em japonês: ダークオン Dākuon?) é o atributo das trevas. Darkus Bakugans são o oposto dos Haos Bakugans, porém, também possuem habilidades poderosas e variadas. Darkus é representado pela cor preto. O Soldado Lendário de Darkus é Exedra, que é sucedido por Midnight Percival.
  • Aquos.png Aquos, no original Aqua (em japonês: アクア Akua?) é o atributo da água. Aquos Bakugans tem força e resistência balanceada e suas habilidades servem para assistência. Aquos é representado pela cor azul. O Soldado Lendário de Aquos é Frosch, que é sucedido por Minx Elfin.
  • Ventus.png Ventus, no original Zephyros (em japonês: ゼフィロス Zefirosu?) é o atributo do vento. Ventus Bakugans são considerados os mais velozes de Vestróia. Ventus é representado pela cor verde. O Soldado Lendário de Ventus é Oberus, que é sucedido por Master Ingram.


        Dimensão da Morte
A Dimensão da Morte é uma dimensão paralela alternativa de Vestróia. É para lá que os Bakugans são mandados quando estão sem suas energias vitais. É uma dimensão com um céu escuro e nublado, onde relâmpagos aparecem frequentementes. No solo, estão espalhados os corpos fossilizados de todos os Bakugans mortos



        Cartas
Os principais artefatos usados nas lutas da série são cartas mágicas, cada uma com sua origem e função.
  • Carta Campo de Batalha: a Carta Campo de Batalha é a sempre a primeira carta a ser usada em uma batalha. Elas são portais que ligam o mundo humano a Vestróia. Quando usadas, o guerreiro grita Campo, abrir!, ativando a carta, que teletransporta todos que a tiverem tocando para Vestróia, onde começará a batalha. Enquanto estão em Vestróia, o humano pode se movimentar livremente, mas isso afetará o lugar da sua aparição no mundo humano. Após o termino de uma batalha, a carta se desativa e o guerreiro é levado de volta para seu mundo. Está presente somente no anime.
  • Carta de Entrada: a Carta de Entrada é sempre a segunda carta a ser usada em uma batalha. Elas são colocadas no ar ou no solo, dependendo do ambiente, e podem ser ativadas durante qualquer momento pelo seu usuário. A principal função das Cartas de Entrada é fazer o Bakugan retornar a sua forma verdadeira. Elas também contém habilidades especiais, e assim que são ativadas, seus efeitos são variados como aumentar a força do Bakugan, petrificar o oponente, criar algum auxílio de acordo com seu atributo e etc. Na série de brinquedo, ela é uma carta com um imã que abre o Bakugan quando este é colocado em cima dela. Pode ser ativada a qualquer momento, fortalecendo todos os Bakugans do campo.
  • Carta de Habilidade: a Carta de Habilidade é uma carta com uso variado na batalha. Seu efeito é o mesmo tanto no brinquedo quanto no anime. Elas contém os poderes e as habilidades dos Bakugans, que só podem usá-los quando essa carta é utilizada. Existem Cartas de Habilidades que podem ser utilizadas em qualquer Bakugan, cartas que só podem ser usadas em Bakugans que possuem o mesmo atributo da carta, e cartas que só podem ser usadas em uma determinada espécie de Bakugan.
  • Carta da Morte: a Carta da Morte é uma carta criada por Naga para ser usada por seus seguidores. Quando colocada na batalha, ela faz com que todo Bakugan derrotado seja mandado para a Dimensão da Morte. Na série de jogos, ela é uma carta que retira um Bakugan permanentemente do jogo.
  • Carta Teletransporte: a Carta Teletransporte é uma carta criada por Hal-G. Assim como as Cartas de Habilidade, esse carta serve como um meio de teletransporte, porém, ela liga o mundo humano a Dimensão da Morte. Ela só existe no anime           
        
        Mangá

            









Em 2 de março de 2010 foi lançado um mangá chamado Bakugan: The Evo Tournament. A história se passa entre os episódios 18 e 21 de Bakugan Guerreiros da Batalha, com o foco em Dan, Shun, Marucho, Julie e Runo tentando evoluir seus Bakugans para derrotar Hydranoide. Eles acabam descobrindo um torneio de Bakugan chamado Evo Tournament e resolvem participar para deixar seus parceiros mais poderosos. Os vilões do mangá são Katie e Mecha Chamelia, que aos poucos sugam as memórias dos competidores. O segundo volume do mangá foi lançada em julho do mesmo ano[6].